Lidio Carraro Vinícola Boutique - A Arte dos Melhores Vinhos

Português Inglês Menu Mobile Visitar o Hotsite

Sala de Mídia / Saiu na Imprensa / Vinícola Lídio Carraro – O respeito ao terroir

09.2014

Vinícola Lídio Carraro – O respeito ao terroir

Midia: Blog Além do Vinho

por PETER WOLFFENBÜTTEL

Estive, nesta semana, na Vinícola Lídio Carraro, no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Ali vi e revivi o projeto da família Carraro e sua dedicação ao vinho.

Com vinhedos no Vale dos Vinhedos e em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul/BR. Além dos vinhos que me foram apresentados, alguns deles serão publicados neste blog, senti o norte e o caminho trilhado pela equipe responsável pelos vinhos. O caminho do respeito ao terroir, ao vinho puro e ao constante trabalho de aperfeiçoamento.

Antes de falar desta vinícola e seu trabalho exemplar de não intervir para corrigir possíveis desequilíbrios, naturais, da uva. O que entendo louvável. É preciso entender o fundador da vinícola o nono Lídio Carraro.

Ele está morando em Encruzilhada do Sul de onde cuida dos vinhedos como um pai dos filhos. Ele representa a história do vinho no Rio Grande do Sul. E viu a evolução da viticultura no nosso Estado.

Desde o tempo da venda das uvas as grandes cooperativas, a chegada das multi nacionais francesas de espumantes até o nascimento das vinícolas familiares, como a Carraro. Posso dizer que o patriarca respira vinho, tal como nosso Amigo do quadro.

https://alemdovinho.files.wordpress.com/2014/09/vigneron.jpg

Principalmente depois de se apreciar o Nebbiolo. Da foto acima que será motivo de publicação posterior.

Este amor a uva, ao vinho sem químicas irradiou-se para a equipe liderada pela enóloga Monica Rosseti e nos brindou com vinho de caráter, tão difíceis hoje em dia.

O norte da Carraro está no respeito máximo ao terroir deixando que ele dê as cores e as tintas com as quais os enólogos vão trabalhar.

Terroir, palavra um pouco desgastada, hoje em dia. Terroir é terra em francês para dar a ideia de onde saíram as uvas que vão compor um vinho. Tem sua origem quando da demarcação feroz das terras da Borgonha, determinando que o que estava fora daquelas demarcações era um vinho “menor”.

Os produtores que ficaram de fora das demarcações começaram a afirmar que seus vinhos eram de terroir, daquele terroir da Borgonha, tão bom quando os demarcados.

Assim, tecnicamente de origem menos nobre, mas belos vinhos, estes de terroir sofriam o preconceito. Depois a expressão foi agregando outros fatores.

Hoje, sem medo de errar pode-se dizer que terroir é Solo + Geografia + Clima + Intervenção Humana.

Seu máximo respeito nos traz vinhos que mudam de safra a safra pelas razões climáticas, mas que mantém uma linha mestra advinda deste terroir somado ao DNA da uva que o produziu.

Seu respeito pode nos trazer safra a safra vinhos diferentes se não interviermos quimicamente com o intuito de alinhar arestas, o que não é bom, porque alinhar arestas no meu entendimento é tirar da uva sua expressão nos trazendo vinho sempre iguais.

Outro objetivo é produzir vinhos sem madeira, para tanto faz vinificações por lote, desde as mais maduras até as menos, assim equilibra possível acidez ou taninos nas tintas e brancas. O resultado é bem positivo, tendo cada vinho sua expressão, seu rosto e sua matiz.

Gostei muito ao ser convidado a conhecer de perto seus vinhos, sua proposta e seus objetivos. A Ivone que faz parte da equipe me convidou e fui muito bem recebido pela família Carraro, em especial a Patrícia.

Ao final muito emocionado ao ver que minhas ideias em relação ao vinho não estavam dissociadas da realidade de quem os produz pude constatar ao apreciar o Nebbiolo que um vinho não deve ser entendido e, sim, sentido.

Pude conhecer conhecer o artista, no caso o Lídio Carraro, através de sua obra, os vinhos da Carraro, a sua família e equipe.

Apreciar o Nebbiolo é conhecer o Lídio sem conhecê-lo pessoalmente, o que farei em breve.

Na sequência de publicações os vinhos que me foram apresentados.


>> Leia na íntegra:
http://alemdovinho.com/2014/09/13/vinicola-lidio-carraro-o-respeito-ao-terroir/





+ voltar para saiu na imprensa
veja na íntegra
baixar em PDF

Nossas Novidades

27/10/2017

DELEGAÇÃO ALEMÃ ELOGIA QUALIDADE DOS VINHOS PURISTAS DA LIDIO CARRARO

+ ler notícia completa
18/05/2017

LIDIO CARRARO PRESENTE NA LONDON WINE FAIR

+ ler notícia completa
17/10/2016

DESTAQUE NA REVISTA EMBANEWS

+ ler notícia completa

Navegue pelas linhas de produtos:

Lidio Carraro Vinícola Boutique Estrada do Vinho, RS 444, Km 21
Linha 40 da Leopoldina, Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS - Brasil

+55 54 2105 2555 atendimento@lidiocarraro.com

Lidio Carraro Vinícola Boutique - Estrada do Vinho, RS 444, Km 21 - Linha 40 da Leopoldina, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves - RS - Brasil
+55 54 2105 2555 - atendimento@lidiocarraro.com

Instagram Trip Advisor Twitter Facebook